Base de conhecimento
Softvaires Sistemas > Softvaires Help Desk > Base de conhecimento

Pesquisar na ajuda:


Roteiro - Comércio

Solução

                                                                                                                            

Este roteiro tem como objetivo auxiliar novos usuários em seu primeiro contato com o sistema. Ele traz um passo a passo do que deve ser inicialmente configurado na implantação do sistema, juntamente com um breve tutorial de cada etapa.

1º PASSO: As primeiras telas a serem configuradas serão as de cadastro. Inicialmente, sugere-se que o usuário cadastre Grupos de ProdutosDeve-se imaginar grupos de forma que fique mais fácil e simples verificar os estoques dos Produtos. Por exemplo, pensando em uma loja de roupas, pode ser organizada por grupos de "camisas", "calças", etc.

2º PASSO: A próxima etapa diz respeito ao Cadastro de Unidades. Nesta tela o usuário poderá cadastrar unidades de matéria-prima/produto como por exemplo, quilos, litros, peças, etc. Ressalta-se que as principais unidades de produtos já virão cadastradas no sistema. O usuário, por outro lado, poderá alterá-las ou cadastrar novas, assim como desejar.

3º PASSO: Após estarem previamente cadastrados os Grupos de Produtos e as Unidades, será a vez de cadastrarmos os Produtos/Serviços. Nesta tela serão cadastrados todos os itens/produtos da empresa, matérias-primas, insumos, produtos para revenda, produtos acabados, serviços, etc. Contamos ainda com um Cadastro de Produtos/Serviços Simplificado, que como o próprio nome sugere, dispõe de telas simplificadas, solicitando apenas informações essenciais.

4º PASSO: O próximo cadastro a ser realizado é o de Fornecedores. Nesta etapa serão cadastradas pessoas/empresas que fornecerão matéria-prima/produtos/serviços à empresa.

5º PASSO: Seguindo o roteiro, chega o momento de cadastrarmos os Clientes. Neste ambiente serão cadastradas pessoas/empresas que realizam compra de produtos/serviços produzidos/revendidos pela empresa. 

6º PASSO: O próximo passo será cadastrar Notas de Entrada. Nesta tela deverão ser informados dados presentes na nota fiscal. Ressalta-se que para realizar este tipo de cadastro, o sistema dispões de duas opções de tela. A primeira com importação dos dados pelo XML e a segunda, através da digitação manual dos produtos contidos na nota.

7º PASSO: A próxima etapa diz respeito as finanças da empresa. Nas telas de Contas a Pagar e Contas a Receber serão listados todos os registros gerados pelos lançamentos de compras ou vendas feitos pela empresa, estejam elas em aberto ou já quitadas. Além de possibilitar que o usuário inclua novas.

8º PASSO: Seguindo o roteiro, sugere-se que o usuário faça o Cadastro de Caixa/Banco. Neste ambiente poderão ser cadastrados Bancos que a empresa mantém conta, bem como Caixas físicos que recebem movimentos financeiros.

9º PASSO: A próxima tela a ser acessada é a de Movimentação de Caixa/Banco. Nesta tela o usuário poderá controlar seu saldo bancário, bem como simular um caixa físico. O movimento dos saldos é calculado de acordo com baixas nos registros de Contas a Pagar e Contas a Receber.  

10º PASSO: Seguindo o roteiro, sugere-se que o usuário acesse a aba de Relatórios. Abaixo segue uma lista dos principais tipos de relatórios utilizados ordenados pelas categorias FaturamentoEstoque e Financeiro.

  - Faturamento: Faturamento - Resumo Diário;

  - Estoque: Registro de Inventário (estoque);

  - Financeiro: Relatório de Fluxo de Caixa - PrevistoRelatório de Pendências - Ctas. a Receber/Pagar e Relatório de Recebimento e Pagamento - Analítico.

 

 

 
Este artigo foi útil? sim / não
Artigos relacionados Cadastro de Produtos e Serviços
Cadastro de Grupos - Produtos / Serviços
Nota Fiscal (NF-e) - Normal
Passo a passo da Montagem do Roteiro de Produção
Contra Nota Produtor Rural
Detalhes do artigo
Identificação do artigo: 98
Categoria: Roteiros
Avaliação (Votos): Avaliação do artigo 5.0/5.0 (6)

 
« Voltar

 
Powered by Help Desk Software HESK, brought to you by SysAid